Maquiavel (ico)...

Numa daquelas conversas  sérias, profundas que convidam à reflexão sobre os aspectos mais enigmáticos da nossa existência,  a dada altura, refiro-me aos dez mandamentos de Maquiavel. Mas reparo de imediato que o meu interlocutor tinha afixada aquela expressão de quem está a pensar "Pronto, ela voltou a não tomar os comprimidos e, ainda por cima,  eu só tenho pastilhas para a garganta!". Apesar disso, não desfiz a dúvida e mandei-o investigar! Sim, porque eu fomento a aprendizagem pela descoberta... Não dou o peixe, ensino a pescar!

No entanto, e porque estou numa  de "Post de Serviço Público", resolvi partilhar com todo este vasto (cof... cof... cof...) auditório os tais mandamentos.

Mas antes de mais... quem foi o tal  Nicolau Maquiavel? 

Foi, segundo rezam as crónicas, um notável escritor e político italiano (1469-1527). E teve a brilhante ideia de, num dia em que estava mergulhado numa pasmaceira total, escrever 10 mandamentos que ficaram célebres. Já vão perceber porquê.

Eu li-os todos com muita atenção e sabem que mais? Consigo, sem grande esforço mental, elaborar uma extensa lista de camafeus que os cumprem à risca...

 

 

1 - Zelai apenas pelos vossos interesses.

2 - Não honreis a mais ninguém além de vós.

3 - Fazei o mal, mas fingi fazer o bem.

4 - Cobiçai e procurai fazer tudo o que puderdes.

5 - Sede miseravéis.

6 - Sede brutais.

7 - Lograi o próximo toda vez que puderdes.

8 - Matai os vossos inimigos e, se for necessário, os amigos.

9 - Usai a força em vez da bondade ao tratardes o próximo.

10 - Pensai exclusivamente na guerra.  

(The Rolling Stones - Sympathy For The Devil)

 

Sinto-me: maquiavélica!
publicado por Teia d´Aranha às 15:11 |