O que é nacional (também) é (muito) bom

 

É tipicamente português menosprezar o que é nacional e achar que cá é tudo uma valente bosta. Não somos perfeitos, é uma verdade indiscutível.

 

Temos um sistema de saúde com imensas falhas; um custo de vida elevado, comparativamente aos ordenados da maioria dos portugueses; uma justiça de eficácia extremamente duvidosa; uma burocracia desmedida para resolução das coisas mais simples; uma corrupção instalada em quase todos os sectores e... fico-me por aqui.

Mas temos também, em vários domínios, gente com enormes capacidades e  espírito empreendedor que vai teimando em não arredar pé daqui para fora, apesar das poucas condições e apoios oferecidos. Temos produtos em condições de rivalizar com quaisquer outros (quem não prefere um bom queijo da Serra da Estrela ou de Azeitão em vez de um Camembert ou de um Roquefort? Um bom vinho alentejano em vez de um bordeaux?). Temos paisagens de uma beleza inigualável, que muitos nem se dão ao trabalho de descobrir, preferindo paragens longínquas e tropicais. Temos talentos reconhecidos nos vários campos artísticos, desde a literatura ao desporto. Temos o "desenrascanço", capacidade invejada por todos os outros povos e que parece fazer parte apenas dos nossos genes. E temos até a Saudade que, li eu algures, é a sétima palavra mais difícil de traduzir.

 

Não somos piores nem melhores do que ninguém.

Somos nós. Portugueses.

Gente com alma e coração. Com o coração demasiado perto da boca, eu sei, mas até nisso somos genuínos.

 

Pessoalmente, custa-me ouvir gente que reclama, que lastima, que pragueja por tudo e por nada, mas que não move uma palha para modificar, para melhorar. E, infelizmente, essa característica é também muito nossa. Muito tuga.

 

 

Orgulho. É talvez o que nos falta. 

 

 

 

(Ando apaixonada por esta versão do "Dancing in the Dark" de Bruce Springsteen, aqui interpretada por At Freddy's House. E não se deixem enganar... At Freddy's House é... "produto" nacional!)

 

 

 

publicado por Teia d´Aranha às 21:00 |